Neuschawanstein

MUNICH (frio da fome) Em qualquer viagem pela Europa, inevitavelmente você acaba passando por algum castelo. Tá certo que é difícil de bater os franceses do Vale do Loire, mas cada um tem o seu charme e suas particularidades. Em Portugal visitamos dois castelos em Sintra e Lisboa, sendo que o castelo de São Jorge hoje são apenas ruínas.

Perto de Munich, cerca de 100km, tem um castelo bastante moderno para padrões Europeus.  O castelo de Neuschawanstein foi construído entre 1869-86 e segundo reza a lenda serviu de inspiração para Walt Disney. A estrada entre Munich até o castelo é bastante bonita, cheia de curvas e com os Alpes fazendo companhia durante uma grande parte do trajeto. De deixar qualquer cicloturista com água na boca.

DSC05504

DSC05511

O vilarejo onde se encontra o castelo é cercado por um monte de restaurantes e lojinhas de souvenirs. De lá já se pode avistar o castelo  no meio do cenário montanhoso.

DSC05515

Para chegar ao castelo, porém, foi necessária uma caminhada de 40 minutos no meio da floresta com temperatura na casa dos -8C. Apesar do frio a caminhada foi muito agradável. A floresta diminui um pouco a sensação do frio. Deu pra relembrar os tempos de estudante em Montreal.

DSC05547

Chegando lá em cima a vista do castelo é muito bonita. A visita muito bem organizada e sem atropelos, no mais típico padrão alemão de organização e qualidade. Infelizmente dentro do castelo não é possível tirar fotografias.

DSC05529

Pelo que pesquei da história, o rei Ludovico II, dono do castelo, perdeu uma guerra e seu reinado da Baviera, e por isso resolveu construir esses castelo para viver um reinado paralelo. Foi declarado louco e morreu as 40. Podia ser louco, mas de bobo não tinha nada. Olha a vista que o cara tinha da sacada do castelo. Como dizia um amigo meu, morreu aos 40 sabe-se lá do que, mas deve ter vivido como Keith Richards, ou seja, 100 em 10.

DSC05538

Na volta mais uma bela caminhada, o que abriu o apetite de uma maneira incrível! Pra resolver esse problema, uma típica refeição da Baviera com salsichas, chucrute e cerveja, é claro!

Advertisements

2 thoughts on “Neuschawanstein

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s