Volta a Ilha 2011

CURITIBA (bela) Esse fim de semana fui participar da mais famosa prova de revezamento do Brasil, a Volta a Ilha de Floripa, prova muito bem organizada pela Ecofloripa. Ganhamos a vaga desta concorrida prova quando participamos do revezamento de São Chico no ano passado.

Desde  o fim do ano, porém,  eu não venho treinando direito um função da lesão na minha coluna. Coloquei minha vaga a disposição da Elenise pra não prejudicar a equipe, mas ela me convenceu a participar como reserva.

Como missão dada é missão cumprida, lá fomos nós. Elenise inscreveu duas equipes, ambas na categoria Aberta Mista. A equipe que eu participei era composta pela Elenise (40), Cecília (48), Cátia (41), Jorge (40), Olívio (51), Marcelo (42), Nakamura (42), Fernado (27). Os reservas eram eu (39) e Emilene (?).

Como mostra o mapa ao lado, a prova é dividida em 22 percursos variando de 4 a 15km, onde cada participante tem que fazer dois ou três trechos. E tem de tudo, asfalto, areia fofa, água nas canelas, dunas, subidas fortíssimas, descidas de judiar o joelho e o tal do morro maldito.

Acordamos cedo e antes das 5:30h da manhã estávamos na linha de largada. Elenise não quis repetir a correria que foi nossa última prova de revezamento em São Chico e resolveu tirar todo mundo da cama bem cedo.

Nosso objetivo era fechar a prova dentro do tempo limite, ou seja, percorrer os 150km até as 20:15h e chegar nos PCs antes que eles fossem fechados. Pra conseguir isso, você tem que socar a bota nos primeiros trechos que são de asfalto e relativamente planos pra poder peder tempo nos trechos de subida e areia. Nossa estratégia foi bem sucedida até o PC19, o Morro Maldito.

Elenise largou forte como sempre e fez o percurso 1 (7.1km) num bom ritmo e fechou em 30’45”. Cecilia pegou o bastão para os próximos 5km e concluiu o percurso 2 em 30’15”.

Na sequência foi a vez da Cátia correr o primeiro percurso marcado pela organização como “difícil”. Depois de algumas subidas e do sol que estava começando a aparecer, ela fechou os 7.8km em 48’34”. Enquanto o pessoal corria eu ia fazendo as contas do tempo que estávamos acumulando e a Simone coordenando o time todo ao lado do motorista da van.

O sol começou a pegar mais forte no quarto trecho. Jorge pareceu não se importar com o calor e flutuou nos 5km fechando o percurso em 21’39”.

No quinto trecho o sol estava a pino e o retão da Rodovia SC 401 parecia não ter fim, segundo o relato do nosso caçula, Fernando. Depois de 36’07” e 7.2km percorridos Fernando passava o bastão para Olívio.

E aí acabava a “moleza” do asfalto. Olívio foi o primeiro a encarar uma trilha no percurso 6. Ele fechou os 4.8km que chegava nas escadarias do Forte São José em 26’32”. Marcelo foi o primeiro a correr na praia. E pra fugir da areia fofa teve que molhar as canelas na praia de (ou do) Jurerê. Fechou os 3.3km de praia em 18’29”.

E foi no percurso 8 que cometemos nosso primeiro erro de logistica. Nakamura pegou o bastão do Marcelo e saiu em disparada. Paramos no meio do percurso para dar água pro Nakamura mas ele já estava mais pra frente. Quem passou foi a Cinthia, toda elegante e vestida de acordo com a ocasião, já que o sol fritava.

Talvez por causa da Cinthia, o motorista da van demorou pra sair e o Nakamura ficou esperando a Elenise que não estava no PC por uns 4 minutos. Ele fechou seus 5.2km em 27’48”. Esses minutos fizeram uma enorme diferença lá no fim. Culpa da Cinthia!!

Nesse ponto começava a segunda rodada dos nossos corredores. Elenise encarou uma daquelas subidas de subir andando. Pra ter uma ideia, a van subiu em primeira marcha. Fechou o percurso 9 (8.6km) em 42’44”. O percurso acabava na Praia Brava, onde a Cecilia pegou o bastão e encarou outra subida lazarenta. 100m de altimetria em menos de 1km. Concluiu bravamente seus 6.2km em 37’42”.

Como o sol estava forte, Catia pediu apoio na hidratação para seu trecho de 10km. Como eu não estava fazendo nada mesmo, peguei a bike e fui no apoio.

Além do sol, ela teve que subir o morro que leva a praia dos Ingleses, já no norte da Ilha, e também encarar a maré que estava subindo. Sofreu, mas fechou bravamente seu trecho de 10.4km em 1h14′.

Coube então ao Fernando atravessar as dunas de areia fofa pra chegar até o Costão do Santinho. Foram 8.4km em 51’10”. Olivio, Marcelo e Nakamura, fecharam a segunda rodada dos nosso corredores percorrendo os percursos 14 (5km), 15 (8.6km), e 16 (7.7km) em 26’10”, 55’10” e 43’05”, respectivamente.

Começava então a última pernada de cada participante. O sol já estava indo embora mas quase todos já tinham corridos dois trechos. Elenise e Cecília fecharam os dois últimos trechos de areia nas praias do Campeche (4.9km) em 25’00”e Armação (8.7km) em 50’47”. Nesse momento todas as nossas reservas de tempo tinham se esgotado e era a hora do Jorge enfrentar o Morro Maldito. Ele tinha exatos 1h25′ pra fazer 15km. O problema é que começava a chover e o nome Maldito não é a toa. Tem uma subida de mais de 250m de altimetria em pouco mais de 2km em trilhas e uma descida do mesmo tamanho.

Nesse ponto começamos a ficar preocupados. O tempo jogava contra, chovia e ainda pegamos um engarrafamento. Só faltava o Jorge chegar no PC e não ter ninguém lá.

Mas não foi isso que aconteceu. Jorge fechou os 15km em 1h28”e por 3 minutos perdemos o PC aberto. Lembram dos 4 minutos da Cinthia, pois é, fizeram falta. Culpa da Cinthia!

Bem, a equipe foi penalizada mas o regulamento permitia que os próximos participantes continuassem correndo pois se chegássemos antes das 20:15h na chegada ainda teríamos direito a nossas medalhas. Imagina se eu fico o dia inteiro fora participando de uma prova e chego em casa sem medalha! Isabela vai me chamar de fanfarrão!

Emilene substituiu o Marcelo  no penúltimo trecho de 6.1km e cruzou o bairro do Aeroporto em 39’30”. Coube a mim substituir o Nakamura no último trecho da prova de 7.3km. Tomei um Dorflex que a Catia me deu e saímos eu e Leo (também reserva na outra equipe) num ritmo tranquilo. Depois de aquecido e sob o efeito do remédio resolvi buscar uns corredores que estavam na minha frente.

Consegui manter um ritmo na casa dos 4’50”/km mas senti a falta de treinos de velocidade. Terminei meu trecho com 34’50”, juntamente com todos da equipe que me aguardavam na linha de chegada. Conseguimos a nossa merecida medalha!

Agradeço aqui em nome de todos os participantes das duas equipes o árduo trabalho da Elenise e Leo na organização deste evento. Reservas de hotel, transporte e hidratação estavam perfeitos. Sei que isso deu um trabalho danado. Agradeço especialmente a Elenise por ter me deixado ir como reserva mesmo sem estar treinando direito. Muito obrigado!

Agradecemos também a nossa coordenadora, Simome. Não correu, mas esteve atenta o tempo inteiro na nossa logística. Não podemos esquecer também a Ana que pedalou o dia inteiro levando água para os corredores das duas equipes, Nelsinho e Manu  levando as bikes pra cima e pra baixo. E por último, mas não menos importante, agradecemos a Cinthia, por tornar o ambiente da nossa Van algo extremamente divertido!!

9 thoughts on “Volta a Ilha 2011

1. Luiz,

Parabéns pelo relato “inenarrável”, como sempre indo a fundo nos detalhes do evento…. rsrs

Abs,
    Nakamura

2. E a cintia foi pro blog….. Da próxima vez leva um projetor para a cada parada você fazer uma apresentação com a estimativa do final do percurso e da cadência média necessária!!!!!!!

3. cara, nada de brigar com o cara da Van, viva a CINTIAAAAA

porra BIXXXXXXXXXXXXXXXXXXO, se fosse com a camiseta Rosa, acompanhava a Cintia,

Adóóó´go

4. Boa tarde,
    eu gostaria de te pedir o contato da Elenise, por favor.
    Já fui aluna dela de natação no Trieste e quero ver com ela sobre correr.