Salar do Atacama e Lagunas

San Pedro do Atacama (powered by Austral) Outro destino imperdível no Atacama é o Salar do Atacama. Com uma área de 3mil metros quadrados é o terceiro maior salar do mundo e está numa depressão geológica entre as cordilheiras Domeyko e dos Andes.  Por estar ao lado do deserto, os ventos carregam muita areia e deixam o lago salgado com uma coloração mais acinzentada.

Além da beleza natural, o salar é muito explorado economicamente pois uma das matérias primas extraídas dele é o Carbonato de Lítio (Li2Co3), usado pra se fazer baterias. Nosso politizado guia fez um longo discurso sobre a exploração aparentemente sem controle do salar e os grandes impactos ambientais visíveis a olho nu. O maior deles é o esvaziamento das lagoas, habitat natural dos elegantes Flamingos.

Tomamos um bom café da manhã na companhia dos Flamingos e depois subimos a montanha para visitar as lagoas altiplanas, que ficam encravadas entre os vulcões a 4230m. A estrada que sobe a cordilheira é um espetáculo a parte.

Até 3200m ela é asfaltada e depois vira estradão de chão onde você tem que dividir caminho com as lhamas do alto da montanha.

As lagoas de água azul são dignas de cartão postal. Reza a lenda que existia uma única lagoa a qual foi dividida em duas pela erupção de um vulcão. A maior é a laguna Miscanti com 15km2.

A menor é a laguna Miñiques com 1.5km2 mas não menos bela.


 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s