Volubilis

LISBOA (that’s it) E par fechar o tour pelo norte africano, fui conhecer Volubilis, um dos sítios arqueológicos mais belos do Marrocos, declarado patrimônio mundial da UNESCO em 1997. Reza a lenda que o povoado berbere (os habitantes originais do Marrocos) foi conquistado por Calígula em 45dc que fez do local o posto avançado mais remoto do império romano.

O sítio arqueológico tem cerca de 5000m2 e apesar dos séculos ainda dá pra observar claramente a alameda principal ligada por dois arcos.

O mais imponente é o arco triunfal, construído em 217dc em homenagem ao imperador Caracala e sua mãe.

Também chama a atenção a Basílica, que tem uma das duas paredes quase inteiras, o que nos dá plena noção do tamanho e imponência do prédio.

Outra coisa que resistiu ao tempo foram os mosaicos presentes em várias casas. Um mais bonito que o outro e todos em excelente estado de conservação, considerando que são do século 3.

Por volta de 786 Volubilis declinou pois o manda chuva da época (Moulay Ismail) resolveu construir sua capital em Meknes e por isso saqueou todo o mármore da cidade. Mais ou menos o que aconteceu com o Coliseu em Roma depois que proibiram as lutas de MMA, digo, de gladiadores.

A cidade virou ruinas de vez depois do terremoto de 1755, aquele que destruiu Lisboa. Em 1915 os franceses, que dominavam o pedaço, começaram as escavações no local e grande parte do que se vê hoje foi encontrado naquela época. Mais tarde o trabalho exploratório continuou com equipes inglesas da Universidade College London.

Tá aí uma coisa que eu nem imaginava encontrar no Marrocos. Vale a visita. Na saída do local tem uma bodega que vende…. adivinha o que?  Chá de Menta! Como estava meio frio, me rendi a um chazinho quente.

 

Advertisements

3 thoughts on “Volubilis

    • Não é questão de lei e sim de religião mesmo. No verão diz que a temperatura bate nos 40C. Pela quantidade de turistas que vão ali, certamente o cidadão ia ganhar dinheiro se vendesse umas geladas. Mas vai entender…

      Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s