Construindo uma Casa (2)

CURITIBA (pick one) Com projeto pronto, iniciei uma pesquisa para encontrar alguém que construísse nossa casa. Aí surgem algumas opções, cada qual com suas vantagens e desvantagens.

A primeira opção é contratar um pedreiro/mestre de obras pra tocar a obra e você se encarrega da administração da obra, ou seja, compras, pagamentos, etc. É a opção mais em conta, mas você tem que ter tempo. Conversando com várias pessoas que construíram dessa maneira, várias delas me relataram que perto do fim da obra os pedreiros abandonam a obra pois não é mais rentável para eles, principalmente num mercado aquecido, como o nosso. Outra coisa, se você escolher essa opção de construção é bom contratar um engenheiro para acompanhar a sua obra semanalmente, principalmente na fase de fundação e concretagem. Ouvi relatos de pedreiro que fez do jeito que ele achava que estava certo e “cagou” para o projeto estrutural.

A segunda opção é contratar um empreiteiro que se ocupa parcialmente da administração da obra. Em geral eles cobram um determinado preço por metro quadrado pra te entregar a casa coberta com infra hidráulica e elétrica. Depois o acabamento você negocia a parte. Se você não comprar o acabamento na hora certa, a sua obra atrasa. Um bom empreiteiro em geral tem a sua equipe de pedreiros e serventes para levantar a casa e sub-contrata encanador, eletricista, azulejista, e o que mais for necessário para finalizar a casa. O acompanhamento de um engenheiro também é recomendável. Sinceramente não sei como funciona o esquema de garantia nesse caso.

E finalmente a última opção é contratar uma construtora. Existem a grandes construtoras especializadas em construir casas, como a Baggio, e diversas outras menores. Também existe dois tipos de construção: preço fechado e por administração. Na primeira a construtora oferece alguns padrões de acabamento e preço e você escolhe aquele que melhor cabe no seu bolso. Na segunda, você paga uma taxa de administração para a construtora sobre tudo que você gasta durante a obra. Se escolher um acabamento mais refinado a construtora fatura mais. As pequenas construtoras geralmente operam no esquema de administração. Toda construtora é obrigada a oferecer uma garantia de 5 anos. Esse é um ponto que deve ser levado em consideração, penso eu.

TEORICAMENTE, a terceira opção é a mais tranquila para quem contrata. Certamente é a mais cara. Entretanto, a construtora se encarrega da mão-de-obra, compras, pagamentos, acompanhamento da obra, etc… e você paga a conta no fim do mês.  Em função das minhas viagens e do trabalho da Marisa, achamos que contratar uma construtora era a opção mais segura. Afinal de contas nenhum de nós teria tempo para acompanhar o dia-a-dia da obra.

Comecei então a visitar algumas construturas grandes e pequenas. Ouvi falar muito mal da Baggio. Meu antigo vizinho disse que não indicava nem para o pior inimigo dele. Então não fui nem ver. Depois acabei encontrando a Skora Construtora por indicação da nossa arquiteta.

Fomos visitar a casa de uma amiga, que por coincidência eles tinham construído, para ouvir a experiência que eles tinham tido com a construtora. Nos disseram que tiveram alguns problemas mas nada muito grave que desabonasse a empresa. Diferentemente da canção dos Rolling Stones, o tempo não estava ao nosso lado. Precisávamos começar a construir ASAP. Escolhemos então a Skora Construtora para fazer a nossa casa.

… to be continued….

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s