Lareira ou Recuperador de Calor

CURITIBA (hot) Quando eu comecei a construir a casa eu fiz uma lista de algumas coisas que deveriam estar presentes. Uma delas era a lareira. Mas depois de alguma pesquisa resolvi que não faria uma lareira tradicional.

Aqui alguns motivos que me levaram a essa decisão:

  • A eficiência não passa de 15%, ou seja, a maior parte do calor gerado pela queima da lenha sobe pelo duto da chaminé ao invés de aquecer o ambiente.
  • Cheiro de fumaça dentro de casa.
  • Alto consumo de lenha. Como você não consegue controlar a quantidade de ar na queima, uma lareira tradicional consome bastante lenha.

E quais são as alternativas? Na minha pesquisa encontrei um monte de coisas, entre elas lareiras elétricas, a gás e a etanol. Mas eu queria fazer fogo. Afinal de contas, a parte divertida de ter uma lareira é botar fogo na lenha e escutar a madeira crepitar, certo? Então eliminei todas essas opções.

Sobraram os chamados recuperadores de calor. Na Europa e no Canadá eles são bastante comuns e existem um monte de fornecedores. Uma boa referência é esse site Português. Já aqui no Brasil a coisa não é tão farta. Aqui em Curitiba encontrei a Central das Lareiras, que vende alguns produtos Franceses da Cheminées Phillippe,  a Kaminofen que vende os recuperadores Alemães da Caminos e também um representante que vende os produtos da Chilena Amesti.

Depois de muita conversa, visitas aos representantes e casas de amigos que instalaram produtos similares, decidi pelo produto Alemão da Caminos. Comprei o modelo Solidus que tem capacidade para aquecer 250m3.

A coisa funciona mais ou menos assim: A lareira tem uma câmara de combustão interna revestida de material refratário e uma camada externa envolvendo os lados e a parte traseira. Entre a camada externa e a câmara interna existe um vão que serve para a convecção do ar. O ar entre pela parte inferior (alguns modelos tem entrada de ar frontal também) e se aquece dentro do canal subindo e saindo aquecido pelas aberturas superiores.  O calor de irradiação é emanado pela camada externa e principalmente pelo vidro cerâmico. Existe também uma entrada de ar para controlar a queima da lenha.

A instalação é bastante simples e se você planejar com antecedência se torna mais simples ainda. Basta um buraco na parede (o duto é de 15cm) para passar o duto para fora da casa e instalar o resto da chaminé na parte externa da casa. No meu caso o duto passa por dentro da chaminé de alvenaria que eu tinha construído já prevendo a instalação da lareira.

Uma dica, se você pensa em colocar um recuperador de calor desses e ainda está construindo, deixe os dutos instalados para não precisar quebrar a chaminé. Ou deixe a sua chaminé com um duto pequeno de no máximo 20x20cm. Segundo o pessoal que instalou na minha casa, é necessário pelo menos de 5 a 6 metros de duto para que o produto funcione bem. Um duto muito grande concentra muito ar frio e isso pode prejudicar a saída da fumaça.

Agora é só esperar o frio Curitibano aparecer…

7 thoughts on “Lareira ou Recuperador de Calor

  1. Bicho… O que me intriga é querer levar o ar quente por um duto embutido na parede. Existe a possibilidade do duto ser aparente até o telhado?
    Acredito que o duto aparente irá ajudar a irradiar mais o calor no ambiente, funcionando como um radiador de calor para a fumaça. Minha consideração está correta?
    Qual a distância livre necessárias nas laterais?

    Like

    • Pode sim Pedro. Mas no meu caso eu teria que quebrar duas lajes, passando pelo forro de gesso e ainda cortando o piso de um dos quartos e mais o telhado. Por irradiação esse duto pode esquentar um pouco outro ambiente, pois gera um calor bem grande também. Não entendi a distancia livre.

      Like

  2. Pelo que pude ver o ar quente sai de dentro do aquecedor pelas laterais. Logo, imagino que não seria muito bom ter nada muito perto. Chegou a ver alguma recomendação de distância livre nas laterais?
    Estou pensando que talvez seja melhor instala-la bem no centro de alguma parede, pois se ficar muito próxima de algum canto pode-se obstruir o caminho do ar quente.

    Like

    • Exato, tem duas saídas nas laterais e quatro em cima. Se as saídas laterais estiverem bloqueadas o ar vai sair somente pela parte superior. Mas como toda a lareira esquenta bastante é interessante não deixar nada muito perto.

      Like

  3. bem, contrui a minh lareira, com uma garganta e um controlador de fumaça igual a um fogao a lenha, pois vc coloca uma pequena laje que fica no meio da chamine, pois assim, o ar frio nao passa e assim nao faz fumaça dentro da casa e do outro lado, coloca-se um regulador de calor para nao sair td a caloria.

    roberto rangel( estudante de direito )

    Like

  4. Bom dia tenho vontade de instalar em casa uma salamandra que no inverno é muito fria como outras casa acredito , tenho também a vontade em conduzir a fumaça por dutos dentro dos cômodos da casa. Gostaria de dica . obrigado .

    Like

    • Eu fiz essa pergunta para o pessoal que instalou o recuperador de calor na minha casa, pois realmente o duto esquenta bastante. Mas eles me disseram que o calor do duto não era suficiente para aquecer os outros cômodos. Ou seja, eu acabaria gastando dinheiro para passar os dutos e não teria algo eficiente. Acabei colocando ar condicionado nos outros ambientes.

      Like

Leave a comment