Wahoo ELEMNT BOLT

CURITIBA (dry) Depois que meu Garmin Edge 1000 abriu o bico (literalmente) resolvi mudar de fornecedor de GPS. Após alguma pesquisa fechei com a Wahoo, empresa norte-americana que patrociana a Bora, atual equipe do Sagan.

O Elemnt bolt vem com dois suportes. Eu diria que um para speed e outro pra MTB (ou vice-versa). O design do dispositivo foi pensando para ser mais aerodinâmico, como dá pra percerber na foto acima. O outro suporte, que eu coloquei da MTB, acompanha as fitas para fixação e é bem parecido com o suporte da Garmin. A propósito, a Wahoo não usa o mesmo suporte da Garmin. Porque usaria ?

No Edge 1000 é possivel fixar uma cordinha para evitar que, caso o suporte quebre, o GPS saia voando e aterrize no asfalto. Infelizmente o Bolt não tem a cordinha. Por outro lado é possivel fixar o GPS no suporte com um pequeno parafuso. O objetivo desse parafuso é integrar o dispositivo a bike. Nas provas oficiais da UCI existe um limite de peso para as bikes, e esse peso considera todas as partes fixas da bicicleta, ou seja, tudo aquilo que não pode ser removido sem o auxilio de uma ferramenta. Uma vez parafusado no suporte, o GPS faz parte do peso total da bike.

Diferentemente do Garmin, a interface de configuração é totalmente baseada no smartphone.  Você pode criar diversas ‘páginas’, sendo que no bolt cada página comporta até 9 campos de informação. A vantagem da configuração via smartphone é a praticidade da interface. Adicionar, remover e mudar campos de posição é muito simples e rápido.

O Elemnt incorporou recentemente os “workouts” estruturados de uma maneira interessante. Além de poder importar os treinos de diferentes aplicativos (Training Peaks, Today’s Plan, etc), o Wahoo traz cinco treinos já instalados no aplicativo.

O dispositivo tem um conjunto de LEDs na parte superior, os quais podem ser configurados de diferentes maneiras. Por exemplo, você pode usar os LEDs para mostrar as diferentes zonas de batimento cardíaco. Nesse caso, depois de um sprint forte as luzes do painel ascendem, literalmente.

Como os workouts são baseados em potência, o Elemnt utiliza os LEDs para indicar se você está na potência certa, abaixo ou acima. A foto abaixo mostra a configuração default da tela de workout. O começo desse teste de FTP indiciava 5 minutos com potência de 75W. Como a potência no momento da foto era de 70W, os LEDs do lado esquerdo começaram a piscar. Se você estivesse acima do objetivo, os LEDs do lado direito seriam ativados.

Aí você vai perguntar, pra que os LEDs se vocês tem a informação de potência na sua cara. Eu respondo. No fim do treino, quando você está quase morrendo pra seguir o perfil, basta olhar os LEDs pra ver se você está acima ou abaixo do seu objetivo.

Outra coisa que eu gostei é o esquema de zoom. Como disse anteriormente, cada página pode ser configurada com até nove campos. Apertando os botões do lado direito, você pode dar um “zoom in” aumentando o tamanho da fonte (consequentemente diminuindo o número de campos) ou “zoom out”, voltando a ver todos os campos. Coisa de velho diriam os mais novos.

E finalmente a navegação. Existem duas opções para ir do ponto A ao B com o bolt. No primeiro caso, você define a rota no celular e o GPS vai te indicado o caminho. Se você errar o caminho ele não corrige a rota, apenas continua monstrando no mapa qual é o caminho correto e sua posição. Nesse caso, o roteamento é feito no celular e não no GPS. Pra quem anda de MTB em regiões sem sinal, isso pode ser um problema, o qual pode ser contornado com a segunda opção de navegação.

Nesta segunda opção, você pode importar uma rota  (FIT/GPX/TCX) e enviar para o GPS. Uma vez importada, você pode seguir a rota sem a necessidade de ter o celular ligado. Se você sair da rota planejada, o dispositivo emite um aviso sonoro e também ascende os LEDs e vermelho. Assim que você volta para a rota, os LEDs piscam em verde.

O zoom do mapa pode ser controlado usando os dois botões da lateral. Quem pratica ciclo-turismo talvez sinta falta a opção de navegar pelo mapa sem usar o zoom. Nesse caso, acho que o Edge 1000 (ou até mesmo o 705) são melhores opções.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s