New Toy

CURITIBA (lefty) Há quase quatro anos atrás migrei do aro 26 para 29 na MTB. Na época decidi por uma bike “all mountain”, a Stumpjumper FSR da Specialized. Confesso que andei menos do que gostaria com a Stumpy muito em função da speed. A razão é simples, os treinos de speed são muito mais rápidos e práticos. Mas gosto de andar de MTB.

Como esse ano não estou levando minha filha pra escola, consegui voltar a pedalar com o grupo do Paulo, meu colega da UFPR, que sai bem cedo pra explorar a região de Campo Magro. A Stumpy é uma ótima bike, desce como um foguete, mas não ajuda muito nas subidas. Além do mais é uma bike pesada com quadro de alumínio e suspensão com curso mais longo. E finalmente, teve um grande crash.

Então resolvi que era hora de voltar para uma bike XC, como era minha Giant Anthem aro 26. Depois de alguma pesquisa acabei decidindo pela Cannondale Scalpel-SI. Na figura abaixo da pra notar bem a diferença de geometria das duas bikes.

As duas são aro 29 e full supension, mas as similaridades acabam por aí. A Scalpel tem quadro de carbono e é cerca de 3kg mais leve que a Stumpy e alumínio. O grupo também evoluiu, de um SRAM 2X10V todo misturado (X7 e X9 e freios Avid) para um Shimano XT 2X11 (36X26 e 11X42). Finalmente me livrei dos freios Avid com dot. A suspensão dianteira é a famosa, para alguns, esquisita, Lefty. Ela vem com uma trava hidráulica da RockShox.

Fiz somente um pedal com ela num trajeto que incluiu um pouco de asfalto, estradas de cascalho e diversas trilhas. A bike é muito boa de subida. A relação 2X11 funciona muito bem pra mim. Na descida, porém, ela é mais arisca. Ainda tenho que me acostumar com isso, mas depois do tombo ando meio cauteloso.

No single-track é espetacular. Muito ágil e boa de pedalar. A suspensão, conforme anunciada, funciona muito bem e é bastante rígida. Quando travada parece um garfo rígido. Talvez um canote retrátil para o selim deixasse a bike completa.

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s