Hawaii South Shore

CURITIBA (tiger, tiger..,) Depois de 20 anos tive a oportunidade de voltar para o Hawaii. Dois dos meus artigos foram aceitos em uma conferência que inicialmente estava programada para ocorrer na ilha de Maui. Meu plano era passar alguns dias após a conferência explorando a ilha de bicicleta. O ápice da minha jornada seria escalar o Haleakalā, que atinge 3055 metros, marcando assim a minha maior escalada de bicicleta, superando até mesmo o Col d’Iseram (2764 metros).

Tudo estava planejado: passagem comprada, hospedagem no AirBnb reservada e até mesmo a bicicleta estava garantida. No entanto, em 8 de agosto, um incêndio devastador atingiu uma parte da ilha de Maui, resultando na perda de 98 vidas e na destruição de mais de 2000 casas. Eu esperava que a conferência fosse cancelada ou realizada remotamente, mas para minha surpresa, a organização conseguiu transferir o evento para Honolulu, na ilha de Oahu.

Após muito esforço, consegui alterar todas as minhas reservas para Honolulu. No entanto, minha motivação inicial para pedalar no Havaí estava centrada em escalar o vulcão em Maui. As rotas de ciclismo em Oahu não me pareciam tão interessantes. De qualquer forma, reservei uma bicicleta para dois dias em Honolulu. Infelizmente, as opções de locação de bicicletas de estrada na região são bastante limitadas. A melhor opção que eu encontrei foi a The Bike Shop. Optei pela Specialized Allez por $52, pensando que, como não haveria montanhas para escalar, poderia economizar $50 por dia em relação à opção Tarmac por $102. Se arrependimento matasse… Foi a pior bicicleta que já pedalei na última década.

Specialized Allez com freios mecânicos, simplesmente horríveis!!

Eu não prestei atenção quando fiz a reserva, mas a bike vem com freios mecânicos e um grupo Claris. O grupo até passa para o trajeto que eu fiz, mas o freio é uma merda. Modulação horrível. Não sei com a Specialized vende algo tão ruim assim.

Voltando as rotas. Com a ajuda do Strava e do pessoal da Bike Shop fiz duas rotas. A primeira no sul e a segunda no norte.

Rota 1: Sobre Pali. Hwy e volta por East Honolulu. 64km com 640m. (strava, relive)

A rota sai de Honolulu e sobe a Pali Hwy, 5km com 4.5%. Essa estrada atravessa a ilha de oeste a leste. No meio da subida, há uma saída à direita que leva a uma estrada secundária encantadora. No final da subida, a estrada secundária termina e a descida é feita pela estrada principal. Por indicação do pessoal da Bike Shop, peguei o contra-fluxo da estrada e por isso tinha pouco movimento de carros no meu sentido.

Estrada paralela a Pali Hwy.

Depois da descida a rota, fiz um desvio em Waimanalo Beach, também por sugestão do pessoal da Bike Shop. Essa é uma área residencial muito boa para pedalar. A estrada segue paralela ao paredão verde da cadeia de montanhas conhecida como Ko’olau Range.

A rota segue descendo pela costa, até contornar o vulcão Diamond Head e voltar para o centro de Honolulu.

Vulcão Diamond Head

De maneira geral, é uma rota muito bonita e agradável para pedalar, especialmente no lado leste. Infelizmente, o Havaí de 20 anos atrás já não existe mais. A quantidade de carros nas estradas aumenta a cada ano. Em um lugar que seria ideal para pedalar, é surpreendente a escassez de ciclistas. Talvez em Maui a situação seja diferente.

Leave a comment